Oscar Araripe
Home Some Exhibitions Collections Posters The Painter Articles (Portuguese) My Life as a Painter The Foundation Links For Art Classroons Contact
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Art School in Brazil and abroad
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers

Minha Vida de Pintor / XXII

Antes porém devo narrar, caros leitores, das circunstâncias que me fizeram perder o úmero, esse osso tão importante na vida de um pintor, como pensava. Quando tal tragédia se deu, o longevo diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, Ruy Mourão, comentou que o sucedido com o Aleijadinho foi "pinto” (ele usou esta palavra e a sublinhou com a voz, querendo dizer, talvez, que à época do magnífico escultor brasileiro, quando Deus ainda existia, em sua bondade magnanime, distribuía cobertores aos pobres que morriam de frio. De modo que, no caso, fora dar-lhe uma pedra muito domesticada e macia e que só tem ali nos arredores de Ouro Preto, uma espécie de outro ouro, cinza, mais pra verde e preto, já que tudo é cinza na natureza e azul no céu). Mas, voltemos ao úmero, já que a dor que senti e o desespero, até sublime, de não mais poder pintar, nem escrever, pelo menos com a minha mão elegante, a que ensaiei por toda a vida, a exprimir-se como a da minha pintura, esta dor, com certeza, foi tão enorme quanto à do Aleijadinho. Viva eu - respondi, que não era aleijado.
Cidinha como Minerva / 1997
Mas, vejamos os erros, pois ninguém pode ser pintor e também escritor -, já que só conheço eu e o Ni Tsan. Mas, vejamos meus erros. Creio que o primeiro tenha sido um soco que dei num Golias de uma gang rival no Colégio Batista, na Tijuca, no Rio,  um colégio horrível e lindo, onde eu fugia pelo Rio Trapicheiro, um rio de pedras pretas e cheio de borboletas azulões -, azulões, tanto que as pintei por toda a vida. Imaginem. Eu não pinto borboletas, pinto azulões. Alguns até amarelos... Mas foi um soco terrível. Golias era bem mais velho que eu, um rapagão na verdade, e caiu como eu imaginei (vi nos filmes e li nos livros) ter caído Golias, atingido, no caso, por um soco que, e eis a velha Justiça divina, tinha me aplicado antes de tudo em mim mesmo. Senti uma grande dor. Golias caiu, mas meu ombro sentiu. Uma dor enorme, que me atravessou a meninice. Um dia ela sumiu, abafada e substituída por outras dores ainda maiores.
Um dia, estringídico por excelência, repletos de corujas, pois eu ainda acreditava em bruxedos, e eis que me aparece a Ditadura, e pior, eu contra ela. Resisti o mais que pude, não matei, não assaltei, embora tenha muitas vezes tido vontade. A solução foi sair do Brasil via Harvard, Mass.USA -, e depois via Pro-Deo, em Roma. O tempo que passava lá fora eles me esqueciam, pois outros jovens ainda mais maravilhosos que eu, lutavam em meu lugar, por mim, e eu em outros lugares por eles. Pois bem, o túnel Rebouças, que liga a Zona Sul do Rio ao Andaraí e a Tijuca, com saída pras Laranjeiras, era naquela época uma tripinha para um carro só, pois fora inaugurado inacabado, e eu estava justo conduzindo meu fusquinha recém-sorteado no consórcio (era o primeiro consórcio realizado no Rio e eu fui o primeiro a ser sorteado) para ser vendido e com o dinheiro comprar a passagem para Roma, quando percebi logo à entrada do pavoroso túnel que o condutor do carro da frente me olhava meio paranóico (talvez fosse eu o paranóico) e foi dirigindo o mais devagarinho possível, me sacaneando, o que me irritou, e eu cometi a tolice de buzinar insistentemente durante todo o percurso. Pois bem, findo o interminado interminável túnel, ele parou e soltou do carro, fulo. Estava de uniforme do Exército brasileiro e tentou me prender. Eu escapei dando-lhe um duro soco no queixo, o meu segundo soco no meu próprio úmero, e tanto que o  doeu muito, e por muito tempo. Ele caiu, eu corri com meu fusquinha e no dia seguinte estava em Roma, pois naquele época era mais fácil viajar de avião do que de fusca, não tinham filas,etc. - e fui curar meu úmero no solzinho gentil da Piazza Navona, onde ia todas as manhãs, tardes e noites. Garoto de Ipanema, fui depois um ragazzo da Navona. Ma, depois eu conto.
Meu terceiro erro foi poético. Vivia em Mirantão e costumava ao voltar do arraial para os meus domínios atirar umas pedras chatas num poço manso para vê-las saltitando tentando voar, para depois afundar, como um pato pesado. Um voo de pedra. Haja pedra no caminho. E não deu outra. Um dia eu tinha que decidir se ia morar na Austrália e talvez estivesse um pouco tenso, não sei, sei que um arremesso de uma dessas pedras me fez doer fortemente o ombro, que à época eu não sabia ser ainda o úmero. Eu andava meio fraco dos ossos, depois de uma dieta vegetariana restrita de 30 anos, sem ovos, leite, carnes, peixes, só mel, café e salsaparrilhas, que algumas vezes cultivei em minhas próprias terras.
Cidinha com chapéu / 1997
 
 
 
Mas houve uma outra vez, e esta ainda mais dolorosa, insistente e permanente, pois me acompanhou por três décadas de escritor e três décadas de pintor. Escrevendo a mão e a lápis, afinando o estilo com olfo, peripatético pelos campos de Minas e da imaginação da minha juventude carioca e mundana, escrevi milhares de páginas cheias de vidas e que, ao me fazer viver, iam me roubando o úmero. Foi quando tolamente pactuei com o Diabo. Disse-lhe querer  a fama e a riqueza para que pudesse junto com os outros contemporâneos e alguns precedentes, e futuros, continuar a evolução humana, no meu caso, fiz questão de clausular, através a purificação do dinheiro. Caso não conseguisse viver dos meus escritos, pois não havia leitores e as próprias editoras matavam os livros que publicavam porque tinham que lançar outros, sempre... uns por cima dos outros, eu o teria, digo a fama e a riqueza, com a mais nova e linda pintura jamais pintada, uma pintura sem úmero. Sofri duas cirurgias terríveis no prazo de dois anos. Uma para cortar o úmero gasto e apodrecido, já de tanto pintar e atirar pedras, e outra para retirar o úmero de tungstênio implantado, que não se deu bem comigo. Por três meses meu ombro purulou, mas nem assim parei de pintar. Pintei até o fim que não se deu. Um dia, tendo que ir pintar e expor na Califórnia, e estando meu ombro purulando, dou graças a Cidinha o ter me feito os curativos e os disfarces para poder entrar nos Estados Unidos. Agradeço-lhe muitíssimo tudo que sem nojo ou maldade fez, só por dever de solidariedade, ela, a minha amada Cidinha. E que não foi pouco. Enfim, hoje vivo sem úmero, pinto vários quadros de uma vez, e o que me parece mais original, tão rapidamente quanto os termino, quase que como um só. Mas, quedo a imaginar o milhão de letras e traços, linhas, fótons e cores que este meu braço com e sem úmero fez, ao longo destes tantos anos de dura escritura e leve e radiosa pintura.
Alguém já disse que um pintor precisa de pernas para chegar à paisagem. Andar, andar que um pintor não necessita de nada.
« previous       next »
Chapters
 
Home Some Exhibitions Collections Posters The Painter Articles (Portuguese) My Life as a Painter The Foundation Links For Art Classroons Contact
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Art School in Brazil and abroad
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers